sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Completudes complicadas, ser, ter, tem, é e outras divagações...

Já tiveram a sensação de que tudo está fora do eixo, do circuito, da ordem lógica, humana e racional?
Gostaria de entender o que motiva o homem a permanecer em seu individualismo, seu egoísmo, sim, é claro que o homem enxerga o mundo a partir de si, de forma única, individualizada, mas, isso não o obriga a ser um ser individualista.


Eu posso muito bem ter uma opinião diferenciada da sua, sem necessariamente, me voltar apenas para mim. Posso achar que você está errado, mas nem por isso tenho o direito de te privar de sua liberdade de expressão.


Quero dizer, a partir de que momento o homem exclui o próximo de sua razão de viver e inclui em seu lugar apenas seu bem estar? Como podem se dar por satisfeito com uma rotina sem nexo, de acordar, trabalhar ou estudar, se alimentar,  consumir, por vezes de divertir e dormir? Há sentido numa existência assim tão .... Nem há palavras para descrever bem o que é isso.


Diariamente vejo executivos infelizes com seus empregos, apesar de toda a ostentação de que dispõem. Pessoas dando cabo da própria vida por não suportar o mundo. Complicações em situações simples.
Drogas, crime, maldade... Tudo para tentar atingir uma coisa que quando alcançada, desperta mais e mais a sua vontade de possuir. E nunca estão satisfeitos.


Ao que parece, com a conquista da liberdade, a ausência de aprisionamentos e castigos físicos, como a escravidão e o poder totalitarista de governos passados, o homem tornou-se 'livre', mas de uma liberdade velada, onde fingem atitudes para outras pessoas que também estão fingindo, daí temos um mundo falso. Estamos aprisionados em nossas próprias mentes. E fingimos que está tudo bem.


Quando você irá participar para completar esse quebra-cabeça?
Somos como milhares de peças de um quebra-cabeça. Que só forma uma imagem, só tem uma função, quando conectados de forma correta, unânime.

Mas, do jeito que estamos, pessoas arrancam partes das outras e somam às suas, de forma disforme, desfigurando a imagem geral e violando o 'corpo-peça' do outro. Pessoas estão rasgando suas peças. Outras sendo consumidas por droga, bebida, crime, ilicítudes. Se mutilando em partes diversificadas em nome de sua própria felicidade. E quando vemos, não somos mais algo coeso. Não somos uma só coisa. Não somos humanos. Não somos natureza. Não somos. Deixamos de ser.



Claro, o homem é um ser incompleto por natureza, e é na natureza de sua existência que deve buscar sua completude e de forma coletiva.
De que adiantaria você ser completo, e teu irmão viver no vazio? Mas a busca tem se dado nos meios materiais. Ao invés do SER, o ter. E ter não faz nada. Só o ser. O ter só tem. O ser, é. Só quem é sabe!


Fiquem 'tendo', que eu continuarei minha busca pelo 'sendo' e te convencendo a SER um SER também.
Só lembrem-se que tudo isso quem decide são suas atitudes. O cansaço, a maldade, os enganos e desigualdades, são frutos do homem. Só ele pode por fim a tudo isso. Mas enquanto ele ter, não vai querer ser.
Bjs!
 Brenda.
(ahhh como 'eu queria encontrar a causa do amor, que é pra poder manifestar o contrário dessa dor.....')

P.S.: Tem new post no http://www.brendahhh.blogspot.com/ !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário