sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Carta à um velho amigo!

São Paulo, 24 de setembro de 2010.


Querido Presidente Lula,

Espero que está carta o encontre bem, mesmo sabendo que o que tenho que te falar não seja nada agradável.


Vamos lá! Lula, lembra daquela cadelinha que você deu de presente para a Dilma, sua amiga? E Você lembra daquela sua amiga, a Marina, a quem você tinha em grande estima e que por motivos ideológicos acabaram se distanciando? E sabe o Povo? Seu velho amigo, que te deu aquela força, mas que você continua devendo a retribuição? Então você não sabe o que a cadela da Dilma fez!
Aconteceu que a cadela da Dilma mordeu a Marina quando o Povo tava com ela! A cadela da Dilma pode até não ter tido culpa, mas, não podemos negar que ela é muito negligente! Ora, se ela não pode controlar sua cachorrada diante da Marina junto do Povo, o que aconteceria se fosse só com o Povo, sempre temeroso de tudo? Ainda bem que a Marina é valente, né?

Mas, então, não é só isso que tenho para te falar... É que assim, como sua amiga, me sinto na obrigação de te falar que já é hora de você deixar seu posto...
Você entrou no movimento sindical por acaso e chegou à Presidência do nosso Brasil, conseguiu feitos muito positivos que outros não conseguiram... Mas cá para nós né Lulinha? Você é um tremendo de um sortudo! Teve a sorte de chegar no poder, na melhor fase de nossa democracia e acabou por colher frutos que outros semearam, mas e você? Está semeando algo? Só será plantado para Dilma?
 Muito do que você fez foi dar continuidade aos governos anteriores, só que batizando os programas com nomes diferentes e ampliando-os, até porque se em oito anos você não consegui-se aumentar algo além da dívida INTERNA... E não diga que isso é coisa da oposição não, viu querido? Eu bem sei do que falo, e digo-lhe isso porque é coisa da sua história e não da oposição. Quer um exemplo? O PROUNI, existia anteriormente um tanto quanto reduzido, mas existia, e se denominava Bolsa Universidade ou algo assim... a idade me faz falhar a memória. Sei que os beneficiários desse programa, sentem-se contemplados em parte, MAS, me incomoda saber que além de ser um Programa e não uma lei, e que por isso poder acabar a qualquer momento; o PROUNI é uma política para curto prazo, para possibilitar o acesso de quem sempre viu seu direito à educação ser violado.

Por outro lado, não está sendo investido na educação de base, pois mais do que uma oportunidade de cursar uma faculdade, querem ter educação de qualidade. “Porque preciso de bolsa? Ora, se estudei a vida inteira em escola pública, porque ao chegar na universidade, a universidade pública não é uma realidade comum para mim?”, diz um jovem bolsista. Não te parece estranho e estarrecedor isso? E daí, concede-se isenções fiscais às universidades privadas, para que elas “ensinem”, usa-se recursos públicos para interesses privados, para universidades privada.

Convenhamos, que o nível da escolas públicas e universidades particulares que se interessam apenas em 'vender diplomas', quase em sua totalidade são baixíssimos. Assim, àquele que estudou numa escola pública e se formou numa faculdade particular mercantilizada NUNCA terá oportunidades 100% iguais ao concorrer com outra pessoa que estudou numa escola particular e se formou numa Universidade Pública ou Privada de alta qualidades. E isso as vezes nem é só pela a qualidade do curso ein? É também o fato de criminalizarem as classes sociais mais baixas, a desigualdade, o preconceito.

Não engane-se dizendo que aqui não vivemos isso. Hoje sabemos que já ao nascer, um menino ou uma menina pobre já tem seu futuro traçado e cerceado, enquanto que um rico já sabe que será herdeiro.

Comprova-se isso quando se invoca o ECA, o tal Estatuto da Criança e do Adolescente, que não é invocado para assegurar crianças e adolescentes de classe média e alta. Só para os pobres. Será o ECA uma legislação com público alvo e classe social definida? Porque quando fala-se em ECA só se referem às crianças pobres. Será que a menina na mansão tem todos os seus direitos resguardados? Ou a violação deles é velada e compensada com presentes?

Outra coisa é o bolsa família, que no governos anterior, chamava-se Bolsa Alimentação, e você criticava tal programa, dizendo que tratava-se de um meio de conquista de voto, porque nossa população não pensa com a cabeça, mas com o estômago (palavras suas) e também dizia que você não daria o peixe, ensinaria a pescar, e isso-e-aquilo!

À época eu fervilhei de emoção ao ouvi-lo dizer isso, pensei que eu teria um rumo diferente! Mas estranhei durante seus quase oito anos no governo, não ver isso acontecer. E estremeci ainda mais, ao ouvi-lo novamente falar do bolsa família em campanha pela Dilma (cuidado com a cachorra!), aliás, esse vídeo caiu na internet e me senti envergonhada por você. Quem te viu, quem te vê! Traístes os Movimentos Sociais, tapeastes o povo humilde, agradastes os capitalistas, fragilizastes o PT (COMO VOCÊ PODE PROTEGER O SARNEY, HOMEM????) e agora se mostra materialista e egoísta, ao não querer deixar o trono, fazendo das eleições um verdadeiro vale-tudo para deixar na sua vaga alguém que você possa comandar.


Companheiro, o que te acontece? Não vês que deixastes se ludibriar pelo poder? Como podes conclamar ao povo para que votem na “primeira presidente MULHER do Brasil” ao mesmo tempo em que dizes que um cara que PRATICA violência contra mulheres, dará uma nova cara ao Senado?

Lula, realmente, não sei mais o que pensar de você. Na verdade nem penso mais viu? Desisti de procurar uma explicação para sua transformação... Confirmei isso agora ao escrever para você.
Hoje em dia, Como você dormi a noite? Como você anda de cabeça erguida? Querido Sr. Presidente, você nunca daria uma volta comigo... daria?

De qualquer modo, não mais faço questão! Apenas peço que não se chateie comigo, pois só quero ajudá-lo, acho que você entendeu e sabe muito bem o que eu quis dizer.

Resta  agora eu me preocupar mais em proteger o Povo e a Marina da cachorra da Dilma (esta está saindo à sua imagem e semelhança!), porque você Lenda Lula, NUNCA NA HISTÓRA DESSE PAÍS, se mostrou tão indigno de meu apoio e confiança.
Sem ressentimentos, só pressentimentos e esperança por novos sentimentos. Novos ventos. Coletividade, conhecimento, oportunidade, veracidade, ética, garantias!


Abraços fraternos de sua querida amiga violentada,



Pátria Amada.





“Verás que um filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte, terra adorada! Entre outras mil és tu Brasil, Ó Pátria Amada, dos filhos deste solo é Mãe gentil, PÁTRIA AMADA BRASIL!”

Um comentário:

  1. Sua carta está demais! Chamar Dilma de cadela nas entrelinhas foi de muita inteligência! Sou Marineiro, com certeza!

    Lula apoiar Sarney é o pior! E como sei disso. Sou maranhense e tenho vergonha deste homem que nasceu na minha terra!

    Obrigado pela partcipação no BLQ. partcipe sempre!

    ResponderExcluir