segunda-feira, 26 de julho de 2010

Adultocentrismo é foda!

Que nós jovens, somos, de certa forma, combatido nos meios de participação civil e político pela nossa sociedade adultocêntrica, já não é novidade, ainda mais para nós que estamos habituadas a essa forma de repressão nesse ambientes.


Ainda assim, nossa vontade, rebeldia e idealismo, nos impulsiona a prosseguir nesse disputa, ora combatendo o adultocentrismo, ora reforçando nosso ativismo.

Mas o que fazer, quando o esse tipo de proibição participativa ocorre dentro do nosso próprio lar? E pior, além de não entenderem o motivo de nosso desejo de participação, os nossos responsáveis usar a nossa lei especial – O ECA – contra nós mesmos, afirmando que até os 18 anos, ainda somos responsabilidades deles e que por isso devemos obediência às suas ordens?

Se eu incentivasse vocês a fugirem de casa não seria má ideia, mas, a coisa não é tão simples assim.

O que deveria ser visto com certo orgulho por nossos familiares, que é o nosso desenvolvimento crítico, nosso ativismo e nossa preocupação para onde caminha nossa sociedade, as vezes (tá bom muitas vezes) se torna motivo de discórdias no seio de nossa família e até de revolta. Sendo, inclusive,motivo para cometermos atentados terrorista contra nossos pais, irmãos e avós...

Pois bem, vamos lá. Costumo usar os argumentos de vendedores de bala no ônibus, “eu poderia tá matando, eu poderia tá roubando, mas estou engajado com o bem estar social, Pai/Mãe/Vó/Ou o que for”. Mas com o tempo, assim como com o vendedor de balas, esse discurso se torna obsoleto, fica manjado, já não cola.

Nesse momento, vale a pena, se questionar, se puta, você tá fazendo mesmo coisas certas? Você dá motivos para pegarem tanto no seu pé? Mas essa reflexão tem que ser sincera e profunda, sem superficialismo, se não estaríamos agindo como adultos idiotas.

Daí, por você e seus pais ou responsáveis, terem a mesma certeza de que estão certos, mesmo estando ambos de lado opostos, começam as discussões: Teus pais alegando que você está se tornando rebelde e agressivo por participar de tais atividades, e você que seus pais estão te transformando numa bomba rebelde por obrigarem você a não participar. Ai fudeu tudo.

Não adianta tentar fazer as coisas às escondidas, ou fazer chantagens emocionais, porque tudo já virou uma graaande bola de neve. Até que você se cansa de tudo isso e vai cada vez mais participando menos (contraditório né?), desanimando... e quando vê, teus pais conseguiram o que tanto queriam! Te tornarem num adulto patético.

Ou ocorre o oposto, você vai se viciando tanto no negócio, que não aceita críticas, reformulações, ou opinião alheia, acha que todos estão tentando te boicotar como teus pais, daí já viu né? Crente fanático é um saco, imagine um ativista, um militante com as mesmos ideais de fanatismo? Esquece cara, tu tá mais chato do que programação de tv aberta aos domingos. Você com certeza conhece um tipo assim, e de certo ele é um dos que mais impedem sua participação. Ao menos agora você já sabe porque ele é assim... E, mais uma vez, teus pais conseguiram o que queriam, te tornaram num adulto patético.

Mas, não é isso o que quero dizer, que se correr o bicho pega se ficar o bicho come. Ou que teus pais terão razão. Ou que deves lutar contra teus pais. Não, tem uma possível solução, e ela não é nada parecida com a de Suzana Von Richthofen. E, pode parecer clichê mas é o que há, o bom e velho diálogo, sinceridade, veracidade e transparência.

Quando aquele discurso do vendedor de balas não colar mais, chame teus familiares, e exponham o que você faz, porque você faz, no que você participa, a diferença de você participar, os resultados que isso trazem, tanto para você, quanto para o teu ideal, o que você espera de sua família, no que seu ideal contribui para você, sua sociedade, enfim... Converse All Star (não resisti à piadinha infame hehe) Converse cara! Mostra quem você é.

As vezes na loucura de nossas rotinas, esquecemos de coisas simples, que é a conversa com nossa família, a valorização da nossas origem e transparência de nossas atitudes. Se vai funcionar não sei, e também não sei o que fazer se isso também falhar (meu caso), mas, uma coisa é fato, Rudá Ricci já disse em um seminário que "para ser ouvido a gente não pede, a gente se impõe e pensa numa estratégia para fazer com que a sociedade ouça". Então vamos ser estrategistas e dar um jeito nas coisas.

E com tua humildade e discurso límpido, verás que as coisas podem facilitar para seu lado. Afinal, não foi sua família que sempre pediu ser sincero e falar a verdade? Pode ser apenas uma falta de informação, ou de um papo suave, descompromissado para esclarecer as coisas.
Se pá, teus pais vão querer conhecer o espaço que você frequenta, te ajudar nas suas mobilizações e quem sabe você não tira as vendas do adultocentrismo de seus pais e conquistam mais uns para a mobilização?

Tudo vai depender de você e da sua lábia que derruba avião, afunda navio e ressuscita os mortos que eu bem sei não é mesmo? Daí vale tudo, até usar gráficos, apresentações de slides, vídeos explicativos, experts no assunto, citações de pensadores, desígnios de Deus, embasamento na bíblia sagrada... Sei lá, mas, é claro, todos coerentes com suas atitudes. Vamos pensar numa estratégia, pois essa já será a prova de que adolescente não é uma bando de idiotas que não sabe o que faz. Sabemos sim, oras!

Se ainda assim continuar, acho que é caso de hebifobismo agudo mesmo, ou seja, adultocentrismo ao extremo. Daí meu filho, senta, chora e luta, porque sempre vai ter um filho da puta azedando suas ideias. Mas, que você sempre tenha forças para continuar sua caminhada. Quem disse que seria fácil ou impossível? O gosto tá no desafio!!

Ficou curioso sobre esse “hebifobismo e adultocentrismo”? Eles estão intimamente ligados, mas, é pouco discutido principalmente no Brasil, mas, segue alguns links de onde já falaram sobre eles, mas relaxa porque eles são seus inimigos de longa data! Você é vitimado por eles diariamente se liga só:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Adultocentrismo

http://www.e-jovem.com/news00.html



Bjsmeliga!

Um comentário:

  1. KKKKKKKK

    TÁ foda ein Breh? "ta tipo pe de urso, nao pode ir pra nenhum lugar que ja toma enquadro... skaoska"
    Mas é assim mesmo minha nega, ou se é novo demais, ou se é velho demais, não fica brava não tá? Desencana desses caôs e segue em frente nas suas jornadas, que vc é guerreira e nao é um adulto q vai te barrar não, tá?
    Bjo
    Shil

    ResponderExcluir