sábado, 24 de março de 2012

O que te move?

O azul do céu, as ondas do mar. O Sonho de um anjo, pássaros a cantar. O sol nascer e eu não ver, o sol se por e eu apreciar. A lua surgir na minha frente, a lua descer quando eu deitar. Tudo isso se move e regula o meu movimento também. 

Mas, que mais te move? Já tem um tempo que tirei como projeto de vida, lutar por diminuir as iniquidades sociais  e ser a mudança que desejo ao mundo. O que me fez pensar assim? Observar como o mundo o mundo se mutila, como suas relações são fragilizadas, que uns precisam de tão pouco para se sentir feliz e outros tem tanto e nem mesmo sorri. 

Percebi que é possível ser diferente diante de igualdade, mas impossível permanecer indiferente diante das desigualdades. E é isso que tem me movido, me pautado, orientado, considerado ao fazer minhas escolhas pessoais, profissionais, acadêmicas... 
Já diria minha querida Rosa Luxemburgo "Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem" e eu prezo por minha liberdade, por meu movimento, por minha paixões, por outros.

Engraçado é que tem séculos que queria voltar a "passar" por aqui, olhava o Bloínques e pensava "na próxima semana eu posto, na próxima, na próxima...." e a próxima nunca chegava. Até que vi o tema da opinativa dessa semana, ainda que sem grandes pretensões, o tema me mobilizou a viver a tal da "próxima semana". 

Recordei-me de uma atividade que participei no ano passado, a SEMANCA uma semana de mobilização de crianças e adolescentes (e jovens) que é promovida por uma organização que acompanho e a pergunta disparadora de um debate-papo foi justamente essa:  "O que te move?", rolou até um vídeo que você encontra aqui, você também vai ver o que move outras pessoas! 

Viu? Até o Bloínques me move!!! To voltando galera!

2 comentários:

  1. Incrível. Foi super merecido o primeiro lugar.
    Temos que ser movidos por tudo isso sempre, escolhas, desejos, vontades.
    Adorei o texto. :)

    ResponderExcluir
  2. Esse tema do bloinques foi um dos melhores que já vi. Adorei todos os textos que eu já li para ele. São sempre tão leves de se ler. Me sinto sonhando. Amei o seu, não foi diferente. Parabéns pelo blog. Adorei vir aqui.

    Beijos,
    Monique <3

    ResponderExcluir